Olá a todos,
Recebi o seguinte comentário/questão:
"Olá,
Meu nome é Jéssica. Parabéns pelo blog! Estou aprendendo bastante!!!!
Gostaria de uma ajuda, estou querendo vender taças decoradas, o
problema é que não conheço mt bem os materiais. Eu comecei a testar o
verniz vitral e não tive mt sucesso porque ele não resiste a água,
também usei a laca chinesa e depois de algumas lavagens ela descascou.
Será que eu estou utilizando errado ou realmente o material nao é
adequado pra isso? Vc poderia me ajudar??? =)
Mt obrigada.
Passarei meu email caso vc queira entrar em contato."
Em primeiro lugar, quero agradecer à Jessica o elogio ao blogue e o seu comentário. A participação dos leitores através de comentários construtivos e questões torna o blogue mais rico e dinâmico.
Jessica: Sugiro que leia a secção aqui no Arte em Vidro sobre os materiais pois já abordei este assunto diversas vezes. No entanto, irei lhe responder nesta postagem pois esta questão é importante e pode ser útil para outros leitores/visitantes do blogue:
Os vernizes vitral são materiais para fazer Pinturas Decorativas em Vidro com a técnica a frio. A técnica a frio consiste na aplicação do verniz directamente sobre o vidro sem que a peça depois seja submetida a uma cozedura em forno.
Até pode ser dada uma capa final de verniz transparente ou laca após finalizar e secar o trabalho de pintura mas esta capa têm o objectivo de ajudar a fixar o verniz vitral, conferindo ao trabalho uma maior durabilidade e um certo efeito de brilho.
A capa final só deverá ser aplicada depois do trabalho de contorno e pintura estar bem seco, deixe secar pelo menos umas 48 horas em sítio bem ventilado antes de aplicar o verniz capa final (esta informação pode ser útil para quem está a iniciar-se nas Pinturas em Vidro).
Os vernizes aplicados no vidro são sobretudo para efeitos decorativos e não são adequados para usar em peças que tenham o objectivo de ser usadas em contacto com alimentos ou submetidas a lavagens e longas exposições ao sol ou a temperaturas elevadas.
O que acontece caso não siga esta instrução é precisamente o que aconteceu à Jessica: a pintura estraga-se e o verniz "descasca".
Fiquei um pouco na dúvida quando escreveu taças, será que se refere a vidro ou algum tipo de porcelana ou loiça vidrada?
De qualquer das formas, os vernizes vitral "comuns" não são adequados ao trabalho que pretende fazer. Para que um trabalho de pintura em vidro (assim como faiança/loiça ou porcelana) seja resistente a lavagens terá de empregar uma técnica a quente, ou seja, terá de pintar as peças com tintas adequadas a cozedura e posteriormente levar as peças ao forno para a decoração fixar.
Deixo-lhe aqui as ligações para algumas das postagens aqui no blogue onde abordei este tema:
Também encontrará mais informação sobre os materiais na secção:
Obrigado e Até Breve :)