22.9.07

Descrição do Processo de Fabrico do Vidro

Encontrei uma descrição das várias etapas do processo de fabrico do vidro que considero ser mais detalhada:

1. Obter a Matéria prima
Composição: areia, calcário, soda, dolomite, borax, sódio, corantes e casco.

2. Misturar

3. Vai ao Forno

4. Fase de Fusão e Afinação
A matéria prima entra num processo de fusão no forno e tranforma-se numa massa que, ainda incandescente, irá ser trabalhada pelo vidreiro.

5 . Fase de Repouso

6. Fase de Arrefecimento

7 . Fase de Colha
O vidreiro colhe manualmente, com auxílio de um objecto chamado canas de moldação no forno, a quantidade de massa que pretende para o fabrico da peça pretendida. Quando o processo de fabrico é semi-automático ou automático, a colha é doseada através de máquinas.

8 . Fabrico da Peça

9 . Moldagem
A peça de vidro pode ser executada através da utilização de moldes e/ou simplesmente manuseada pelo vidreiro com o auxílio de alguns utensílios, pondo em prática toda a sua capacidade criativa.

10 . Vai a uma Arca de Recozimento e é escolhida
Depois de produzida a peça é colocada no tapete da arca de recozimento. Nesta fase efectua-se um controlo da qualidade das peças, retirando-se aquelas que apresentem defeitos.

11 . Fase Final ou de Acabamento
As peças escolhidas podem ainda sofrer pequenas acções de acabamento tais como a lixa, polimento, queima, roça e corte, de forma a limar as arestas e rebarbas e a dar-lhes uma forma final melhorada. Nesta fase pode ainda proceder-se a outros tipos de acabamento da peça que a tornam mais decorativa, como por exemplo a pintura, a colagem, a lapidação, a foscagem e a pantogravura.

1 comentário:

Anónimo disse...

não atingiu o objetivo com que eu estava à espera mas encontrei alguma da informação que necessitava