18.9.07

Composição do Vidro Fabricado

As substâncias que compõem o vidro são os vitrificantes, os fundentes e os estabilizantes. Os vitrifiantes são compostos de anidrito sílico, anidrito bórico e anidrito fosfórico. Os fundentes são utilizados com o objectivo de facilitar a fusão da massa silícea, e são compostos de óxido de sódio e óxido de potássio. Os estabilizantes têm como função impedir que o vidro composto de silício e álcalis seja solúvel, e são: óxido de cálcio, óxido de magnésio e óxido de zinco.
A sílica, matéria prima essencial do vidro, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras. Depois da extração das pedras, da areia e do quartzo, procede-se à lavagem para eliminar as substâncias argilosas e orgânicas.
Depois deste processo o material obtido é colocado em panelões de matéria refratária, para ser fundido. A mistura vitrificável atinge o estado líquido a uma temperatura de cerca de 1.300°C. Quando fundem, as substâncias não solúveis surgem à superfície e são retiradas. Depois desta etapa a massa é deixada para o processo de repouso, de assentamento, até baixar a 800°C, para ser talhada.

Sem comentários: