17.9.07

O Que é o Vidro?

Tive curiosidade em saber: O que é um vidro? De que é feito?
Basicamente existem dois tipos de vidros, os que se formam naturalmente na natureza e aqueles que são produzidos pelo Homem.
De acordo com Alves, Gimenez & Mazali (2001), por definição, o “vidro é um sólido amorfo com ausência completa de ordem a longo alcance e periodicidade, exibindo uma região de transição vítrea". De acordo com estes autores qualquer material, inorgânico, orgânico ou metal, formando por qualquer técnica, que exibe um fenômeno de transição vítrea é um vidro.
Uma outras descrição poderá ser a de que o vidro é uma substância inorgânica, homogénea e amorfa que é obtido através do arrefecimento de uma espécie de massa em estado líquido feita à base de silica.
Na forma mais pura, o vidro é um óxido metálico transparente de grande dureza e biologicamente inactivo. O vidro comum obtém-se por fusão a cerca de 1.250 ºC, de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3). A manipulação do vidro só é possível enquanto fundido, quente e maleável.
Alves, Gimenez & Mazali realizaram um trabalho de pesquisa acerca do vidro que está disponível na Internet em formato PDF. Este trabalho engloba uma descrição das origens do vidro, sua composição e principais aplicações. Recomendo a leitura deste artigo a quem tiver interesse em aprofundar este tema. O artigo referido está disponível na morada seguinte:

Referência: Alves, Gimenez & Mazali (2001).
Vidro: Cadernos Temáticos Química Nova na Escola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela informação! :)