27.5.08

Técnicas de Arte Decorativa: Aplicações das Varetas de Vidro

As varetas de vidro, ocas ou maciças, podem ser utilizadas na arte decorativa de diversas formas. Uma das técnicas de fabrico de varetas maciças recorre a uma combinação de esmalte, previamente fundido e modelado, que posteriormente é envolto em vidro. Outras técnicas utilizam apenas combinações de várias cores de vidro.
Depois de fabricadas, as varetas podem ser cortadas em pequenas rodelas. Estas pequenas porções de vareta maciça são chamadas “murrine” e podem ter diversas cores e configurações. As murrine apresentam com frequência motivos geométricos, concêntricos, ou ainda com desenhos de flores, como acontece nos designados “millefiori” que são fragmentos de vidro, ou tipo de murrine, inspirados em motivos florais.
A murrine pode ser aplicada a diversas decorações de objectos de vidro, como por exemplo, vasos, jarros, pratos, travessas, caixas em vidro, etc. A partir das varetas podem ainda ser obtidas missangas. As missangas de vidro, actualmente muito voga, são essencialmente utilizadas no fabrico de bijutaria, mas também podem ser aplicadas a outros objectos de decoração ou ainda em roupas e trajes.

2 comentários:

Roninho 69 disse...

Gostaria de saber onde comprar varetas de vidro em geral. Obrigado...

Glasmacher disse...

TEREI TODO O GOSTO EM T AJUDAR MAS SO CONTACTOS DA ALEMANHA POIS É ONDE EU COMPRO.
manuelmoiteiro@hotmail.com