2.6.08

Arte em Vidro: A Bijutaria e a Joalharia


A murrine, a qual tenho vindo a abordar nas mensagens anteriores, é fabricada a partir de varetas de vidro maciças e pode ser aplicada de várias formas.
Tal como mostrava o vídeo anterior, a murrine, depois de fabricada pode ser utilizada no fabrico de outras peças de vidro decorativas, por exemplo, por justaposição e fusão das pequenas rodelas decoradas na peça de vidro maior.
Actualmente, o vidro em geral, e a murrine em particular, têm sido bastante utilizados no fabrico de bijutaria mas também de joalharia.
O vidro é um material tão versátil que pode ser combinado com diversos metais, mais ou menos nobres, e que na sua singularidade ou em conjunto com esses materiais produz resultados extremamente bonitos e apelativos.
O vidro é utilizado para a produção de bijutaria e de joalheria recorrendo a várias técnicas. Nestas peças para "decoração humana" podem ser utilizadas: Murrine, contas, círculos e pendentes, entre outras formas, peças resultantes de fusing, combinação do vidro com outros metais como a prata e o ouro, já para não falar dos cristais, um tema que irei abordar em futuras mensagens.

Sem comentários: