15.6.08

Museu do Vidro na Marinha Grande

O Fusing é uma técnica que utiliza o vidro como matéria prima e que tem vindo a ser aplicada de várias formas, no fabrico de objectos decorativos, e de bijutaria, como já vimos nos vídeos das mensagens anteriores. Há a salientar que a técnica de Fusing também tem sido aplicada para a criação de arte em vidro.
Em Portugal, a técnica do Fusing tem tido bastante expressão, sobretudo nas conhecidas vidreiras da zona da Marinha Grande, onde ainda existem artesãos que continuam a tradição da arte em vidro portuguesa.
Na localidade da Marinha Grande existe, desde 13/12/1998, o Museu do Vidro, instalado na antiga fabrica Stephens, cujas colecções de peças de vidro são magnifícas e espelham várias épocas da arte em vidro portuguesa.
Não queria salientar nenhum nome em especial na arte em vidro do Fusing, mas quero destacar que esta arte não desapareceu por completo, nem foi completamente entregue às grandes vidreiras, a prová-lo está o facto de ainda existem diversos artesãos, e não só nessa localidade.

Sem comentários: