30.8.08

Utilização das Tintas Para Pinturas no Vidro- Resposta a um Leitor do Blog

Olá a todos.
Recebi um comentario de um leitor anónimo que colocou a seguinte questão em relação às tintas para pinturas no vidro:

"Olá. Gostaria de saber se posso utilizar essas tintas para pintar obox de banheiro, se as tintas não se desgastam com o vapor d'água."

Decidi dar a minha opinião criando este post.
As tintas que sugeri no post acerca das pinturas no vidro são vernizes para utilizar em projectos de "Falso Vitral" e não são as verdadeiras tintas de vitral. O Falso vitral é um tipo de decoração no vidro feito a frio, ou seja, o trabalho depois de estar pintado não é submetido a nenhum processo de cozedura, o que o torna mais volátil do que o verdadeiro vitral. No verdadeiro vitral o vidro, depois de pintado, é submetido a cozedura em fornos, como pode ver neste vídeo que se chama "A História de um Vitral". Para além disso, o chumbo utilizado nos contornos é bastante grosso e no final do projecto é soldado, nos pontos de união, o que o torna bastante resistente.


Como deve saber, existem igrejas espalhadas pelo mundo que têm vitrais com dezenas e centenas de anos, no entanto, sei que mesmo estes vitrais ao fim de algumas décadas necessitam manutenção. As igrejas antigas, por norma, são edifícios altos o que as torna locais mais frios e húmidos. Mesmo assim os vitrais persistem à passagem do tempo.
No Falso vitral o chumbo para contornos é fino, os pontos de união não são trabalhados como no vitral, e o projecto não vai ao forno. Como acabamento, o falso vitral poderá levar uma camada final de fixador ou verniz transparente.
Isto não quer dizer que o Falso Vitral não seja resistente, por exemplo, os meus primeiros trabalhos são de 1992 e ainda estão em muito bom estado.
Assim, aconselho que os seus projectos em Falso Vitral sejam preferencialmente noutros objectos como biombos, quadros decorativos, detalhes de espelho de W.C, janelas na parte interior, etc. No entanto, pode experimentar e ver o que acontece à pintura usando uma pequena amostra de vidro pintado.
Espero ter esclarecido a sua dúvida e obrigado por comentar.
Até breve. Mizé.

5 comentários:

Blog da Mary disse...

Olá, vim retribuir sua visita e desejar uma ótima semana.
Bjkas

Serena Oracles disse...

Olá Mary. Obrigado.
O seu blog tem posts muito divertidos, de vez em quando visito mas nem sempre comento.
Abraço.

Anónimo disse...

Obrigada por responder minha pergunta com tanto zelo;
Estou ansiosa para poder brincar de pintora.

Até breve (sei que ainda terei nosvas perguntas); esta fazendo um excelente trabalho com esse blog.

Serena Oracles disse...

Olá. Não tem de quê, gosto de ajudar no que puder.
As pinturas no vidro são uma excelente forma de expressar a nossa criatividade e transformar objctos nos quais imprimos um pouco de nós.
Também acredito na Arteterapia.
Se quiser poderá deixar-me o seu endereço para a poder visitar, ou mandar-me um mail. Gostava de ver os seus novos trabalhos, se quiser partilhar, esteja à vontade. O blog está aberto a colaborações.
Volte sempre.
Mizé.

Vidros disse...

Exatamente o que eu procurava sobre vidros, obrigada