19.9.08

Pinturas em Vidro: Chumbo e Pasta de Contorno

Olá a todos.
O post de hoje dá continuação ao tema dos materiais da secção de Pinturas no Vidro.
Hoje, vou falar um pouco do contorno utilizado nas Pinturas no Vidro do tipo Falso Vitral.
Para fazer o contorno do desenho no vidro, que posteriormente será pintado, pode ser utilizado chumbo ou pasta de contorno. Estes dois tipos de materiais existem à venda em bisnagas, como as da fotografia, em lojas de materiais decorativos. Tanto o chumbo como a pasta de contorno para pinturas no vidro são fabricados em várias cores.
No caso do chumbo (embalagens da esquerda) as cores mais facéis de encontrar são o preto, o cinza pombo, o prateado, o dourado e o azul escuro. No caso da pasta de contorno já existem marcas que disponibilizam todas as cores e vários tons.
Cada bisnaga pequena de contorno como as da foto pode custar entre 2 e 3,5 Euros, dependendo da marca e da loja onde compra o material.
Quando se utiliza pasta de contorno nas pinturas em vidro convém incluir na lista de materiais a utilizar papel para limpar as sobras do bico das bisnagas.

Dica: O papel que utilizo para este efeito são filtros de café (abertos ao meio e cortados em pedaços menores) porque não são caros, são extremamente absorventes, duram muito tempo e não atraem o pó como ocorre, por exemplo, com o papel de cozinha.


Foto: Pasta de Chumbo (esquerda) e Pasta de Contorno

3 comentários:

Nataly de Natal/RN - Brasil disse...

Olá, Adoro seu blog. Sempre passo por aqui para ver as novidades. Por causa dele acabei me apaixonando pelos falsos vitrais, em especial pelas mandalas em falso vitral. Moro no Brasil e semana passada fui a uma loja da minha cidade a procura dos materiais para iniciar meus trabalhos. Encontrei o verniz vitral das marcas acrilex e gato preto, porém não encontrei a pasta de contorno nem o chumbo. A vendedora me fez comprar um tubo muito parecido com o da pasta de contorno da foto do seu poste, ela disse que tem o mesmo efeito da apasta de contorno, chama-se "dimensional Relevo 3D" e é da marca acrilex. Eu achei muito difícil trabalhar com ele, é muito líquido e por isso não consigo fazer um contorno com espessura uniforme. A pasta de contorna que vc recomenda também e líquida asim?
Desculpe a longa dúvida e parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Muito obrigado pelas optimas sugestões e ensinamentos. Estou a pensar fazer um pequeno motivo em falso vitral e as suas informações estão a ser valiosas. Obrigado.
Irene

Anónimo disse...

adorei seu trabalho com vitrais, tambem fiquei apaixonada e ja penso em começar esta arte maravilhosa, gostaria de obter alguns moldes de mandalas. será que é possivel obrigada rosemeire.mendonca@ig.com.br