8.11.08

Como Fazer Falso Vitral: O Contorno

Olá a todos.
O post de hoje continua a secção "Como Fazer Pinturas em Vidro e Falso Vitral".
No último post sobre os materiais a utilizar para fazer falso vitral, incluí uma fotografia das bisnagas de dois tipos de contorno que utilizo com mais frequência: A pasta de contorno para vidro e o chumbo preto.
Utilizo o chumbo para fazer o contorno dos desenhos directamente das bisnagas, como se fosse uma caneta, por isso prefiro que sejam pequenas.
Fazer o contorno do desenho é um trabalho minucioso. Adiciono algumas dicas provindas da minha experiência que talvez ajudem que está a começar nesta arte:

~ Para fazer um contorno, sempre da mesma espessura, é necessário que a pressão efectuada na bisnaga seja constante (o mais possível).

~ Por vezes, as bisnagas têm ar dentro e a chumbo pode não sair bem.
Quando isto acontece, é necessário ter à mão algo que possa utilizar para limpar o bico da bisnaga. Eu gosto de utilizar o papel dos filtros de café pois é muito absorvente, resistente, não cumula resíduos e até não é caro, mas um pouco de papel de cozinha ou guardanapo serve perfeitamente para este efeito.

~ O chumbo, depois de seco, pode ser removido do vidro utilizando uma faca. Assim, quando nos enganamos a fazer o contorno podemos corrigi-lo cortando o chumbo que está a mais, mas só depois de seco.

~A parte do contorno que me dá mais trabalho a fazer são as ligações entre os vários pedaços de chumbo. Raramente consigo fazer o contorno de um desenho "de seguida" e as ligações entre os vários pedaços têm de ser feitas com cuidado, doutra forma ficam visíveis e não favorecem a qualidade do trabalho.

A fotografia mostra um detalhe de um trabalho de Falso Vitral que estou a fazer no chamado "vidro martelado" e cujo contorno inclui várias espessuras:



Até breve.

1 comentário:

Mila disse...

Oi, Mizé! Comecei a me interessar pela pintura falso vitral há algumas semanas e achei seu blog muito esclarecedor. Parabéns pela dedicação!
Neste Post vc comentou que para fazer as ligações do contorno é preciso ser paciente. Vc normalmente espera uma parte secar par poder fazer outra se unindo à primeira? Pela imagem que vc colocou posso ver que seu contorno é perfeito!
Como eu comecei agora, estou com dificuldade para que o contorno saia sempre na mesma quantidade. E como não fica uniforme, seu aspecto fica pouco profissional. Se tiver alguma dica para isto eu adoraria saber =)
Bjos! Camila.