15.2.09

As Tintas para Pinturas no Vidro II



Olá a todos.
Recebi alguns comentários de leitores do blog acerca das tintas para pintar no vidro e por isso decidi voltar a postar acerca deste tema.
Tal como referi em mensagens anteriores, as tintas adequadas para fazer falso vitral são vernizes. Os vernizes que aderem ao vidro são de secagem rápida. Devido a esta característica, estas tintas exigem uma certa precisão e alguns cuidados na execução das peças.
No mercado Português, existem várias marcas à venda, entre elas a Acrilex e Gato Preto. As tintas na foto acima são da marca Décor Fin, que é importada da Holanda.
Segundo informações que recolhi junto da marca Gato Preto, uma das minhas preferidas, em Portugal só existe um distribuidor e por isso esta marca é mais difícil de encontrar.

Se é iniciante, aqui ficam algumas das minhas dicas sobre as tintas para pintar no vidro:

~ Se procura poupar nos materiais:
Antes de comprar, pesquise as várias lojas que conhece para saber onde vendem as tintas mais baratas. Existem algumas diferenças de preço entre a mesma marca nas diferentes lojas.
Se for conveniente, pesquise na Internet. Existem lojas online que vendem todos os materiais necessários para pinturas no vidro. Depois da compra você paga as despesas de envio e os materiais são entregues pelo correio. Se não tem experiência neste campo, é melhor comprar na loja porque assim poderá confirmar o estado das tintas.

~ Faça um plano dos trabalhos a executar e calcule a tinta necessária. Escolha préviamente as cores para saber exactamente o que deve comprar. Uma boa lista de compras pode ajudar a poupar nos materiais.

~ Se as peças de vidro são de dimensões reduzidas compre os frascos de tinta mais pequenos que encontrar, por exemplo de 15 ml, pois ao fim de alguns meses as tintas secam mesmo no interior das embalagens de vidro.
Recentemente, fui obrigada a jogar fora dois frascos pois não os utilizei durante alguns meses e a tinta secou. Esta dica, leva à seguinte.

~ Compre só a quantidade necessária à execução dos trabalhos a realizar, mesmo que encontre um bom preço ou uma promoção. Lembre-se que estas tintas evaporam, engrossam e acabam por secar.

~ Depois de utilizar os frascos de tinta pela primeira vez, limpe cuidadosamente as tampas antes de fechar. Isto é muito importante pois se não o fizer, da próxima vez que tentar abrir o frasco terá mais dificuldades. Os vernizes para vidro funcionam como cola nas tampas dos frascos.

~ Para trabalhar com a tinta aconselho que utilize um godet ou outro recepiente como uma tampa de um fraco. Evite usar a tinta directamente do frasco. Estas tintas atraem impurezas e como secam rápido é melhor utilizar uma pequena porção de cada vez.

~ Pinte uma superfície de forma consecutiva, empurrando-a cuidadosamente a tinta na mesma direcção e espalhando-a bem nos cantos junto do contorno. Se tiver que fazer uma segunda passagem, irá alterar o resultado obtido na primeira "de mão".
Por vezes, a técnica da "segunda de mão" é utilizada deliberadamente para criar efeitos e texturas diferentes no desenho, no entanto, se não é esta a sua intenção evite as segundas aplicações de tintas. A segunda aplicação escurece a cor da primeira e reduz a transparência criando um efeito de "camadas" que poderão ser visíveis no resultado final.

~ Existe à venda verniz transparente que serve para misturar com as tintas a fim de se obter um tom mais claro.

Por agora é tudo.
Até breve.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Tenho um desafio para ti no meu blog. Passa por lá! Beijinhos.

Serena Oracles disse...

Olá Silvia.
Um desafio...Obrigado por se lembrar de mim. Certamente passarei no seu blog.
Até breve xx