21.6.09

Questões dos Leitores do Arte em Vidro

Uma leitora do blog, a Cristiane, colocou uma questão acerca dos materiais que utilizo para fazer o contorno do desenho numa peça de Falso Vitral. A Cristiane quer saber o que se utiliza para fazer o "risco" antes de pintar o trabalho.
A resposta à sua pergunta encontra-se no post "Contorno Para Falso Vitral", recomendo que leia esta secção. No entanto, irei sucintamente responder à pergunta:
Para fazer o contorno de uma pintura em vidro utilizando a técnica de Falso Vitral pode utilizar pasta de chumbo ou pasta de contorno. São dois materiais distintos mas produzem resultados semelhantes. O tradicional é o chumbo.
Estes materiais são ambos vendidos em bisnagas nas lojas de artes decorativas. Geralmente, onde vendem tintas para vidro também vendem o contorno. Existem diversas cores disponíveis, o mais comum é encontrar chumbo preto, cinza e azul. A pasta de contorno, que é um material mais recente no mercado das artes decorativas, é vendida numa paleta de cores mais ampla.
As bisnagas têm uma ponta fina de plástico para que, ao aplicar no vidro, se possa controlar a quantidade de material que se deseja aplicar. Se pressionar mais a bisnaga obterá um risco mais grosso. É necessário ter algum controlo na força que se utiliza ao apertar a bisnaga para que o contorno seja uniforme.
Se tiver mais dúvidas é só perguntar pois, se souber, terei todo o gosto em responder.
Até breve.

Sem comentários: