22.9.09

Técnicas de Arte em Vidro: Gravação no Vidro com Ácido

Olá a todos.
A técnica de Arte em Vidro que desenvolvo como hobie é o "Falso Vitral" mas, como sou curiosa, interesso-me por todas as outras técnicas que utilizam o vidro para desenvolver peças de arte.
Recentemente, numa das minhas pesquisas acerca do vidro, encontrei este vídeo sobre da técnica de Gravação no Vidro com Ácido, algo que desconhecia. Acho que é um vídeo interessante para partilhar com os leitores do blog, por isso resolvi inclui-lo no post de hoje.
Até breve :)

7 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds.
bjss

aguardo sua visita :)

Anónimo disse...

Oi, eu também encontrei este vídeo no Youtube, mais estou na dúvida de que tipo de ácido foi utilizado para esta gravação. Você sabe me dizer que tipo de ácido é?
Se souber, por favor me envie o nome correto para o endereço mpacriacoes@yahoo.com.br.
Obrigado.
Em tempo: Gostei muito do seu blog!

Anónimo disse...

Até onde sei, o ácido que corroi a vidro dessa maneira é o Acido Fluorídrico. Mas como qualquer outro acido, deve ser manueado com cuidado, luvas e oculos de proteção!

Boa Sorte!

Anónimo disse...

boas pessoal,
alguem sabe onde posso adquirir esse acido.
já vi que existe em pasta mas só em sites brasileiros o chamado Glass matt em portugal deverá ter outro nome e pelas pesquisa que fiz não encontrei nada.

se alguem poder ajudar agradecia
obrigado
adorei o blog
helder.fontinha@hotmail.com

Anónimo disse...

A TODOS:
sou um professional da gravação em vidro a ácido. Sómente se pôde gravar (aconselhavelmente copos e certos objectos por laser) a ácido horizontalmente, visto que o UNICO ácido que "corroe" o vidro é o FH -ácido fluorhidrico . que existe como gas, e que uma vez diluido em agua (vende-se comercialmente a 75% aprox.- bidons de chumbo ou polietileno com 50 Kilos), podemos trabalha-lo.
Os vapores são tóxicos e o seu manuseamento perigoso.
A raiz deste ácido podem-se utilizar misturas para fazer fosco, e sobre este e se irá fazer a gravação. Por exposição de tempos pôdem-se ("anulando") zonas, conseguir tonalidades.
CUIDADO SEMPRE!!!

Anónimo disse...

Amigos, solicito que tmem muitíssimo cuidado com o ácido Fluorídrico. Garanto que quem mexer com ele sem equipamento de proteção completo, vai se queimar. As queimaduras com este ácido podem causar lesões gravíssimas e dolorosas. Para quem deseja sugiro então o fluoreto de sódio, muito menos agressivo à saúde.
Justo.

Unknown disse...

Anonimo valeu a dica, e a preocupaçao. Tem no mercado uma pasta para fosqueameno de vidro menos perigosa do que o acido.