13.3.10

Questões dos Leitores do Arte em Vidro

Olá a todos.
Estou de volta com mais uma resposta a uma questão colocadas pelos leitores do Arte em Vidro.
Desta vez, uma leitora do blog colocou-me uma questão acerca da mistura de vernizes de diferentes marcas.
De uma forma geral, procuro não misturar vernizes de diferentes marcas. Uma vez, misturei dois vernizes de diferentes marcas para obter uma gradação de cor diferente e o resultado não foi lá muito bom. O verniz ficou com bolhas de ar e o resultado final da pintura não foi o melhor.
Eu não sou perita no processo de fabricação dos vernizes para pinturas no vidro, apenas sou utilizadora desse tipo de materiais. Daí, não saber explicar o porquê do sucedido. Talvez as diferentes marcas utilizem substâncias ligeiramente diferentes no processo de fabrico dos vernizes e a sua mistura não produz os resultados desejados. Mas esta é apenas uma hipótese que levanto, não posso assegurar que este seja o motivo pelo qual a mistura de vernizes para vidro de diferentes marcas podem não resultar.
Com alguma frequência, misturo verniz para vitral transparente com um verniz para vitral colorido de forma a obter uma gradação de cor mais clara. Costumo usar sempre a mesma marca de verniz para efectuar esta mistura.
Até breve :)

1 comentário:

Unknown disse...

Oi Mizé,
Sobre a tua postagem sobre "Pinturas no Vidro e Falso Vitral - O Contorno: Chumbo & Pasta", solicito que me informes se trabalhar pasta de chumbo prejudica de alguma forma a saúde, porque estou interessada em aprender a arte do falso vitral.
Agradeço se puderes responder-me.
Obrigada
Gema Galgani
gsimoess@gmail.com