16.5.10

Diferenças entre a Pintura sobre o Vidro e o Falso Vitral

Olá a todos.
Na mensagem anterior, incluí um vídeo que mostra como se aplica a técnica de Pintura sobre o Vidro.
A Pintura sobre o Vidro é uma técnica decorativa com a qual se podem obter trabalhos muito bonitos. Na Pintura sobre o vidro é aplicada uma técnica diferente da que se usa na pintura em tela mas ambas implicam habilidades para desenhar e pintar.
A técnica de "Falso Vitral" que utilizo nos meus trabalhos, difere substancialmente da técnica de Pintura sobre o Vidro.
No Falso Vitral, primeiro é feito o contorno do desenho sobre o vidro com pasta de relevo. Depois do contorno do desenho estar todo feito no vidro, preenchem-se os espaços a colorir com verniz para vitral.
Na Pintura sobre o Vidro, o desenho e seu preenchimento é feito "livremente" sobre o vidro numa única etapa. Na técnica de Falso Vitral que utilizo existe um contorno de desenho que é feito numa etapa e o preenchimento desse desenho é realizado numa segunda etapa. Os resultados obtidos por estas técnicas são diferentes.
Os desenhos característicos da técnica de Falso Vitral não são realizados à "mão livre". O desenho inteiro e seu contorno é previamente definido. As linhas são definidas de forma a que o desenho possa ser "passado" para o vidro.
Na minha opinião, o resultado final de muitos trabalho que utilizam os desenhos tradicionais de Falso Vitral parecem um puzzle resolvido. Produzem a impressão de um conjunto de peças que se encaixam perfeitamente sobre vidro, tal como o vitral.
No Falso Vitral o vidro não é cortado em diferentes peças, colorido e posteriormente unido, como acontece no Vitral. A aplicação da pasta de contorno "imita" a impressão desse corte e por isso é que a técnica é chamada "Falso Vitral". Pretende-se transmitir a impressão de um vitral numa peça de vidro única.
Para perceber melhor a diferença entre as três técnicas poderão ver os vídeos que incluí nas mensagens anteriores: 

 
 
E também podem consultar a secção do blogue: "Como Fazer Pinturas no Vidro e Falso Vitral".

2 comentários:

uma leitora disse...

Olá amiga Mizé

Venho informar que o Blog da Berenice está desativado por tempo
indeterminado. Agradeço a você todos as visitas, participações e parcerias. Meu email continuará disponível para qualquer contato, fique à vontade:
beredgues@gmail.com

E sempre estarei sempre te visitando, prestigiando e comentando este seu lindo espaço. Sucesso!

Um grande abraço,
Berenice

Vanusska disse...

Parabéns pelos trabalhos. Já tentei pintar vidro mas não tive muito sucesso pode ser que com as dicas que aqui vi numa próxima tentativa de pintar vidro tenha mais sorte:)

viste o Artesanato da Vanusska em http://artesanatodavanusska.blogspot.com/

Agradeço a visita e opiniões;)