5.5.10

Questões dos Leitores do Arte em Vidro: A Pasta de Contorno Prejudica a Saúde?

Olá a todos.
Gostaria muito de agradecer a todos os visitantes do Blogue Arte em Vidro que têm deixado elogios e palavras de apoio aos meus trabalhos em Falso Vitral.
Também quero agradecer a vossa participação no blogue, colocando-me questões cujas respostas por vezes representam um desafio para mim. As vossas questões são interessantes, fazem-me pesquisar mais, aprender e descobrir novas matérias. Por isso, Obrigado!
O Blogue Arte em Vidro também tem novos seguidores... Bem vindos ao meu cantinho de vidro colorido! :)
Desde que comecei a trabalhar por turnos(inclusive nocturnos), o tempo para o vidro tem sido muito pouco e essa falta de tempo também tem se reflectido no Blogue. No entanto, sempre posso, publico uma nova mensagem ou respondo às questões que me colocam nos comentários. Como já tenho uma lista de questões para responder, e cada uma será respondida numa única mensagem, vou começar já começar por responder à questão da Gema porque tocou num tema interessante que ainda não abordei no blogue Arte em Vidro.

A Gema quer saber se a Pasta de Chumbo prejudica de alguma forma a saúde.


Gema: A Pasta de Contorno para vitral que utilizo é especialmente fabricada de forma a poder ser utilizada em trabalhos Decorativos. Como deve entender, apenas os fabricantes da própria pasta poderão dar garantias da não toxicidade dos produtos que fabricam, uma informação que deverá obrigatoriamente ser mencionada no rótulo dos produtos.
Poderá se certificar do risco de toxicidade nos rótulos das bisnagas e frascos de tinta, no entanto, não creio que a pasta a que chamamos Chumbo apresente um riscos de relevo para a saúde humana. Pessoalmente, utilizo estas pastas com as devidas precauções algumas vezes por mês, há cerca de uma década e meia e, até agora, não tenho nada a assinalar. Penso que o cheiro das tintas/verniz é bem mais incomodativo e é um material que deverá ter mais riscos para a saúde que a pasta.
Apesar da Pasta de Contorno para Vitral que utilizo não ser tóxica, sei que esta nunca deve ser ingerida ou inalada. As crianças também podem usá-la, desde que supervisionadas por um adulto de forma a assegurar a sua correcta utilização.
Não deve utilizar a pasta de contorno para decorar loiça que esteja em contacto ou onde são servidos alimentos e líquidos, só deve utilizá-la em peças com efeitos Decorativos. A pasta de contorno não pode ir ao forno.
É facto que o Chumbo, um metal pesado, apresenta riscos para a saúde, tal como é descrito nesta página da Internet.

Sem comentários: