28.8.10

Limpeza dos Pincéis ao usar Vernizes Vitral



Os vernizes vitral utilizados para fazer Falso Vitral são resinosos e de secagem rápida. Assim, para manter os pincéis em bom estado há que os limpar, o mais rapidamente possível, após cada utilização.
O diluente vulgar é eficaz para a remoção dos vernizes se for usado antes do verniz secar.

Geralmente, para limpar bem um pincel com restos de verniz vitral basta mergulhá-lo durante 1 minuto em diluente e depois passar bem por água. Depois de passar o pincel por água, uso um pano, ou papel de filtro de café, para o secar e também para verificar se ficaram restos de verniz no pincel. Se verificar que ainda existem restos de verniz, repito o processo anterior.
Se o verniz já tiver em processo de secagem será mais difícil removê-lo do pincel. Neste caso, pode tentar remover o verniz utilizando um líquido para limpeza de pincéis específico para tintas acrílicas e óleo.
Mergulhe o pincel no líquido e pressione um pouco o pincel até verificar que o verniz está a diluir. Seguidamente, passe o pincel por água e deixe secar.

O diluente comum é muito mais barato que os outros tipos de diluentes. Aqui em Portugal, o diluente pode ser comprado em embalagens (latas ou frascos) de 1 litro ou mais. A foto acima mostra uma embalagem pequena de líquido de limpeza para pincéis usados em tinta acrílica e óleo. A embalagem da foto tem apenas 75 ml e custou 4.50 Euros. Com o mesmo valor, consigo comprar uma embalagem de um litro de diluente comum.
Desta forma, e porque os bons pincéis também não são muito baratos, vale a pena ter o cuidado de os limpar logo após a sua utilização.

4 comentários:

Adriana disse...

oi Mizé t. bem? gostaria de saber se vc. conhece o produto volume cetim da Daiara e se ele faz o mesmo efeito da pasta relevo para contornar o desenho. Gostaria de fazer uma pintura numa janela p/ lavabo mas não gosto muito da pasta relevo. Obrigada

Adriana disse...

Oi Mizé, t. bem? comecei a fazer uma janela para o meu lavabo, estou gostando assim que tiver pronta coloco no meu blog para vc. ver, aproveitei bem suas dicas.... bjs...

Serena Oracles disse...

Olá, obrigado pela visita e pelos comentários.

Adriana (1): Pessoalmente nunca utilizei o volume cetim mas já vi uma vídeo de Artes Decorativas onde esse produto era usado e achei que o efeito que produz é semelhante ao da pasta de contorno.
A única dúvida que tenho acerca dos substitutos de pasta de contorno típica é a durabilidade.
Acredito que na Arte em Vidro, tal como nas outras artes, o limite é a nossa imaginação.

Seria interessante que pudesse experimentar e partilhar a sua experiência. O meu blog está sempre aberto a colaborações: fotos de trabalhos, artigos sobre produtos e tintas, etc.
Abraço, Mizé

Serena Oracles disse...

Adriana (2):

Gosto muito do Falso Vitral em portas e janelas. Adoraria ver o seu trabalho, diga quando terminar.
Fico contente em saber que as minhas dicas são úteis. Partilhar é um dos objectivos principais deste meu blog :)
Abraço, Mizé