18.12.11

A Questão das Lâmpadas Coloridas




Olá a todos,
Recebi uma questão de um leitor do "Arte em Vidro" acerca da resistência dos vernizes de vitral ao calor e a possibilidade de os usar para pintar lâmpadas.
Gostaria de relembrar que os vernizes de vitral a que me tenho referido aqui no blogue são adequados para utilizar nas técnicas decorativas do vidro "a frio". Estes vernizes chamados "de vitral" são de secagem rápida mas a sua resistência a temperaturas muito elevadas não é assim tão grande.

Convêm sempre verificar e respeitar as instruções de utilização das tintas e vernizes recomendadas pelos fabricantes e descritas nos rótulos das embalagens.

Quando as pinturas no vidro efectuadas com os referidos vernizes são sujeitas a temperaturas elevadas o que acontece é que podem "estalar", danificando a pintura.

Existem já no mercado à venda lâmpadas coloridas de diversos tipos como por exemplo as que são mostradas na imagem acima.
Tendo em conta a resistência dos vernizes e a duração das lâmpadas, a ideia de as pintar com vernizes de vitral para efeito decorativo não me parece totalmente descabida uma vez que se podem obter efeitos que de outra forma não se conseguiriam ter pois as lâmpadas coloridas que tenho encontrado à venda no mercado são de uma única cor.
Recomendo ao leitor experimentar pintar a lâmpada com os vernizes coloridos fazendo o desenho desejado, deixar secar durante 24 horas e posteriormente aplicar uma segunda camada de verniz transparente para aumentar a resistência da pintura. Neste caso, não recomendo a utilização da "pasta de chumbo" ou de contorno.
As lâmpadas coloridas não são muito caras e a cor não se danifica com a temperatura que atingem pois o vidro é pintado com outra técnica que não "a frio". Cabe ao leitor decidir se a relação custo/efeito lhe convêm.
Até breve.

Imagem: Google

Sem comentários: