18.6.12

Questões dos Leitores do Arte em Vidro: Tintas e Pintura em Cerâmica



Olá a todos,
Recebi a seguinte questão:

“Olá, gostaria de saber q tinta uso para pintar uma caneca comum, destas de café, de louça. É apenas para um presente personalizado, simples. Usarei apenas tinta preta, mesmo. Gostaria de uma que dure. Abraços!  Sher”

A Minha Resposta:

Uma caneca é feita de Porcelana ou Faiança vidrada, que é um tipo de cerâmica branca. A Faiança é menos rica em caulim do que a porcelana, sendo uma massa porosa branca ou marfim que precisa de vitrificação.

Geralmente, uma caneca comum é feita de faiança vitrificada (um material diferente do vidro).
Para pintar um desenho numa caneca deverá ser utilizada tinta própria para pintar em cerâmica. Após fazer o desenho a caneca deverá ir ao forno para fixar a pintura na camada vidrada exterior.

Já existem no mercado tintas próprias para pintar cerâmica que pode ser cozida em casa num fogão eléctrico ou a gás. Procure Tinta para Cerâmica especial para forno caseiro numa loja de materiais para Artes Decorativas.

Como Fazer: 

1. Seleccione o desenho/estampa a fazer.

2. Limpe bem a superfície a pintar com álcool para remover as impurezas. 

3. Passe o desenho para a caneca com a ajuda de um papel químico (papel carbono) e de um lápis.

4. Com um pincel fino, próprio para pintar loiça, faça o contorno do desenho com a tinta escolhida. Com um pincel ligeiramente mais grosso preencha o desenho com cuidado para não borrar.

5. Quando terminar a pintura, coloque a caneca na prateleira do meio do forno. Ligue o forno à temperatura de 180ºC e deixe a caneca no forno durante 30 minutos (ou o tempo indicado pelo fabricante, verifique as instruções no rótulo da tinta).

6.  Passado esse tempo, apague o fogão e deixe a peça arrefecer lá dentro sem abrir a porta do forno pois a diferença de temperatura pode estalar ou quebrar a peça.  Quando o forno arrefecer completamente retire a caneca, a pintura estará fixa no vidrado e se a caneca for lavada não sairá com facilidade.


Obrigado pela participação no blogue.


Caneca Pintada à Mão na Imagem: Anjo Azul 

Até breve xx





Sem comentários: