20.9.12

Vitrais


Os Vitrais de Almada Negreiros

Olá a todos,
No seguimento da minha ultima publicação sobre Vitrais, hoje vou voltar a fazer uma pequena viagem ao passado na História do Vitral de Igreja em Portugal desta vez com as obras de Almada Negreiros.

José Sobral de Almada Negreiros (Trindade, 7/04/1893 - Lisboa, 15/06/1970) foi um artista multidisciplinar Português, essencialmente autodidacta, que se dedicou sobretudo às artes plásticas e à escrita. Ele ocupa uma posição de relevo na primeira geração de modernistas portugueses (Wikipedia).
Almada Negreiros, o nome pelo qual é mais conhecido, é o autor dos Vitrais nas imagens abaixo:




Igreja Nossa Sra. de Fátima em Lisboa




Igreja Nossa Sra. de Fátima






Reproduzo na íntegra um texto sobre estas obras em Vitral de Almada Negreiros que encontrei no website: www.citi.pt:


Igreja de Nossa Senhora de Fátima

"Situada na Avenida de Berna, em Lisboa, esta igreja foi projectada pelo Prof. Arquitecto Pardal Monteiro e insere-se no movimento modernista que se vivia intensamente aquando da sua inauguração a 13 de Outubro de 1938.

Quando da celebração do 50º aniversário da sua inauguração, o Cardeal D. António Ribeiro, Patriarca de Lisboa, disse na sua homília: "Depois desta, outras igrejas se edificaram no Patriarcado de Lisboa, algumas de inegável valor artístico. Mas nenhuma a iguala no conjunto de obras de arte, assinadas por mestres de indiscutível qualidade".

Um desses mestres é Almada Negreiros. O Prof. Arquitecto Pardal Monteiro, fala dele deste modo: «No vitral, no mosaico, na pintura mural e até no ferro, o seu talento produziu obras que o colocam definitivamente no primeiro plano dos renovadores e dos impulsionadores da arte nacional (...) Pela colaboração que me deu, pelo muito que enobreceu e valorizou a minha obra, eu testemunho mais uma vez a minha admiração e o meu reconhecimento àquele a quem o meu colega Cottinelli Telmo chamou o mais arquitecto dos pintores portugueses, o pintor Almada Negreiros».

As obras de Almada nesta igreja são o vitral da "Santíssima Trindade" no Coro; os vitrais, mosaicos e portas do Baptistério; os vitrais "Calvário" e "Nossa Senhora da Piedade" na Capela de Nossa Senhora da Piedade; os vitrais "Nossa Senhora do Carmo" e "Rainha dos Cristãos" na Capela de Nossa Senhora do Carmo; e os vitrais e símbolos eucarísticos do baldaquino da Abside.

Na Abside são de destacar os quatro frescos os "Evangelistas", também da autoria de Almada Negreiros."

Na abside da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Almada vai representar os evangelistas S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João. Curiosamente os três últimos são representados respectivamente por um leão, um touro e uma águia, e as iniciais LUC e MAT dos livros sagrados estão, por lapso, trocadas.
Um inigualável património artístico nacional de Arte em Vidro que deveria ser bem conservado.   

Até Breve :)

Sem comentários: