27.10.12

Tintas Para Pintar no Vidro: Verniz Vitral

Olá a todos,
Tenho recebido várias questões acerca das Tintas para Pintar em Vidro. Assim, decidi fazer uma nova publicação acerca deste tema para responder às questões dos leitores e também para partilhar algumas dicas na aplicação dos Vernizes Vitral:








Existem diversas marcas de Verniz Vitral à venda nas lojas de Artes Decorativas. As imagens acima mostram algumas dessas marcas: Acrilex, Pébeo e Gato Preto. 
Os vernizes vitrais são vendidos em frascos pequenos pois secam rapidamente. Respondendo à questão de um leitor do blogue: Eu faço projectos de Falso Vitral relativamente pequenos e só faço um de cada vez. Compro os vernizes vitral numa loja de Artes Decorativas da minha cidade que só vende frascos pequenos e não sei onde poderá obter quantidades maiores do que frascos de 250 ml. Sugiro que contacte directamente uma das fábricas da marca de verniz vitral que prefere, talvez lhe vendam quantidades maiores. 

As cores são transparentes, brilhantes, o verniz espalha-se com facilidade e é auto-nivelante. 
As cores dos vernizes vitral são, dentro de uma mesma marca, miscíveis entre si. Para obter várias tonalidades de uma mesma cor misture-a com verniz incolor. Algumas marcas disponibilizam a base madre pérola que é um acabamento pérolado na côr branca e que pode ser misturado ao verniz vitral de qualquer côr.
Exemplo de uma paleta de cores de uma das marcas de verniz vitral:




Os vernizes vitral devem ser aplicados com o vidro na posição horizontal, com um pincel de pelos suaves e curtos ou redondos, espalhando ou gotejando sobre as peças de vidro limpas e desengorduradas. Camadas de verniz finas levam cerca de 24 horas a secar. 

O verniz vitral também pode ser utilizado como verniz de acabamento e noutras técnicas de Artes Decorativas. É mais indicado para vidro, porcelana ou faiança mas também pode ser aplicado em pinturas noutros materiais, como por exemplo: Metal, Madeira, Papelão, Gesso, Papel Vegetal, Acetato, Acrílico ou Espelho. 

O verniz vitral destina-se a fins decorativos, não é resistente a lavagens agressivas com produtos químicos e tem tendência a detiorar-se com longas exposições ao tempo. 
Para a técnica de Falso Vitral, para além do verniz vitral, vai precisar de Pasta de Relevo Vitral à venda em bisnagas e Solvente para limpar os pincéis. 

Boas Pinturas! :)

3 comentários:

Sassa disse...

Olá,
Antes demais nada parabéns pelo Blog. Passei ame interessar por pintura de vidro, como vitral, mas tenho muita dificuldade em passar a Pasta de Relevo Vitral. Fica medonho......rsrsrrs....tem alguma orientação para me ajudar?
Grata, Salete

Anónimo disse...


Boa tarde!!
Estou tentando pintar mandalas, mas ocorre que na pintura aparecem algumas bolhinhas de ar. Sabe me responder porque isso acontece? Fico aguardando sua resposta e obrigada desde já.
Abraços

Unknown disse...

Na minha cidade encontrei apenas verniz involor, tem como misturar ele com alguma tinta para ter a cor q desejo??