22.9.07

O Vidro como Suporte de Arte

Tal como vimos na mensagem anterior existem muitas aplicações para o vidro mas, de uma forma geral, podemos categorizá-las em três grandes grupos: A Aplicação Utilitária, a Artística e a Decorativa.

A aplicação utilitária do vidro refere-se ao seu fabrico para utilização doméstica, em embalagens e em automóveis.

A aplicação artística refere-se à Arte em Vidro, também conhecida como Artesanato em Vidro. A arte em vidro é englobada na categoria artística pois a peça é fabricada desde o início e consiste na sua aplicação para fins decorativos. A arte em vidro recorre a diversas técnicas sendo as mais utilizadas o vidro soprado, o vidro moldado a maçarico, e a escultura do vidro que também recorre à moldagem do vidro através da utilização do fogo.
Em Portugal estas técnicas são bastante conhecidas, e apesar de muitas fábricas de vidro terem encerrado portas, ainda existem algumas, espalhadas por vários locais do país, e diversos artesãos. As fábricas da Marinha Grande e do Douro são, entre nós, as mais conceituadas e tradicionais no fabrico do vidro.

A aplicação decorativa refere-se a todas as técnicas que utilizam o vidro como material, no contexto da Arte Decorativa. Também nesta categoria podemos encontrar vários tipos de técnicas e a decoração de objectos de vidro com recurso a vários materiais, a Bijuteria e a Pintura em Vidro ou Falso Vitral, a técnica a que me dedico nos tempos livres.

O pequeno vídeo que se segue, com lucção brasileira, resume aquilo que tenho vindo a referir. A produção de vidro e a sua decoração é uma arte muito antiga, praticada há vários séculos. No entanto, a utilização do vidro como suporte de arte é uma ideia mais recente, tal como é enfatizado neste video. Aproveitem para ver as peças magníficas que o video mostra.

Sem comentários: