24.10.07

Temas do Blog Arte em Vidro

Após ter satisfeito a minha curiosidade acerca da constituição do vidro e do seu processo de fabrico, nas próximas mensagens gostaria de centrar-me nas Artes Decorativas do Vidro, que por si só, já constituem um mundo imenso dentro da Arte no Vidro.
De acordo com o Portal do Vidro online, de uma forma geral, podemos distinguir entre Decoração do Vidro a Frio e Decoração do Vidro a Quente, ou ainda decoração por processos mecânicos e decoração por processos químicos. Ainda de acordo com a fonte citada, incluem-se dentro dos limites da decoração tanto as colorações, como certas modificações tipológicas das peças de vidro.
Para iniciar esta minha incursão no mundo das Artes Decorativas do Vidro, começo por abordar as origens do Vitral e da Pintura no Vidro, uma das minhas àreas de predilecção. A salientar que a Pintura no Vidro que desenvolvo é o chamado "Falso Vitral", um dos tipos de Decoração do Vidro a Frio.
Assim, as minhas próximas mensagens serão acerca desta arte tão antiga e que está incrustrada no nosso património nacional. Começarei por um artigo de pesquisa histórica passando depois a publicação de algumas imagens e fontes de leitura acerca deste tema.

Sem comentários: