3.11.07

Origens do Vitral e da Pintura no Vidro

Alguns autores, como por exemplo Christel Deschamp, identificam a Idade Média como o período em que surgiram os Vitrais na Europa, ao passo que outros autores apontam para origens mais remotas, principalmente com raízes na região do Oriente.
De acordo com Deschamp (1994) a prova de que o Vitral terá aparecido na Europa na Idade Média é o facto de poder ser encontrado nos belos vitrais com que foram embelezadas muitas igrejas, nos séculos XII e XIII. Assim, para alguns autores inicialmente a arte do vitral teria surgido associada ao contexto e aos motivos/conteúdos religiosos.
No século XIX, a arte do vitral voltou a ser impulsionada tomando uma nova dimensão devido à utilização de outros motivos e à sua aplicação a objectos utilitários, como por exemplo biombos, candeeiros, caixas, garrafas, etc.
A marca da Pintura no Vitral com motivos religiosos também foi deixada no nosso país. Basta visitar algumas das mais antigas igrejas, conventos e mosteiros para a encontrar.
Mais recentemente, os Vitrais feitos a chumbo começaram a estar na moda. As técnicas mais recentes derivadas do Vitral, englobadas nas artes decorativas, são conhecidas por "Falso Vitral" ou "Pintura no Vidro".
Enquanto que o verdadeiro Vitral é feito recorrendo a uma técnica que envolve o corte do vidro, o falso vitral não o faz. No falso vitral o motivo é pintado num suporte único, que pode variar nas suas dimensões mas é sempre uma só peça. Um Vitral poderia ser descrito como um puzzle de pequenas peças de vidro que foram juntas para formar um motivo.
No falso vitral pode ser utilizado o chumbo para contornar os desenhos ou não. É uma questão de escolha, técnica e criatividade do artista.

Referência: Deschamp, C. (1994). Pintura sobre o Vidro. Lisboa: Plátano.

Outros artigos interessantes acerca da História do Vitral podem ser encontrados nos seguintes sitios:

~ Revista Temas

~ Clube de História

~ Montfort - Janelas do Paraíso

~ Vidro

2 comentários:

gilfigueiredo disse...

Muito aprecio as obras de arte ,vitrais, que existem muito em especial nos templos religiosos. agradecia que me indicassem onde posso têr lições desta arte.Tenho o curso das antigas escolas industriais, estou na reforma e como me sinto bem de saúde não queria parar e, saber não ocupa lugar.

Anónimo disse...

muito legal