14.5.08

Técnicas de Arte em Vidro: Os Tubos ou Varetas

Para começar esta nova série de mensagens que preparei acerca da Arte em Vidro, vou começar por abordar uma técnica decorativa do vidro que, de acordo com a categorização sugerida nas minhas mensagens anteriores, poderá ser englobada na categoria das técnicas a quente.
Tal como nas restantes técnicas de decoração do vidro é requerido que o artista vidreiro tenha desenvolvido um nível elevado de prática, habilidade e destreza aliado à necessária criatividade. No fabrico das varetas de vidro este é um factor a salientar.
De acordo com o Portal do Vidro, o fabrico de varetas é uma das técnicas de fabrico de vidro mais arcaicas e conceituadas que foi desenvolvida pelos egípcios antes de terem descoberto o vidro soprado. Esta técnica consiste na utilização de varetas, tubos, filamentos e fios de vidro para o fabrico de peças utilitárias e decorativas.
De acordo com a fonte acima citada, só na época imperial romana é que esta técnica foi aplicada ao fabrico de peças de maior complexidade., tendo tido o seu máximo desenvolvimento na época da vidraria veneziana, no final do século XVI.
Os tubos de vidro resultantes deste processo de fabricação podem ter diâmetros entre os 2,5 mm e os 15 cm, e ter um comprimento que pode ir até a uns impressionantes 45 metros. Depois de fabricados, os tubos de vidro podem ser utilizados de diversas formas. É acerca de algumas aplicações das varetas para o fabrico de peças de Arte Decorativa em Vidro que me irei centrar nas próximas mensagens.
Para quem tiver curiosidade em saber como se processa o fabrico das varetas de vidro, no site Portal do Vidro encontra-se uma descrição detalhada.

Sem comentários: