21.6.08

Classificação dos Cristais Naturais


Existem diversas formas de classificar os cristais naturais. Na literatura da especialidade encontrei algumas destas classificações.
Numa classificação elaborada por Sampaio (2004) os cristais podem ser categorizados em sete famílias ou grupos. Cada uma destas famílias de cristais tem o nome da sua forma tipíca:

* Cúbico ou Isométrico
* Quadrático ou Tetragonal
* Paralelepípedo Rectângulo
* Hexagonal
* Triagonal
* Prisma Oblíquo de Base Losangular
* Paralelepípedo de Base Losangular

De uma forma geral, os cristais naturais são classificados quanto à sua forma física. Neste tipo de classificação encontram-se categorias que dividem os cristais quanto ao seu tamanho, transparência e inclusões. A cor do cristal é considerada uma inclusão e existem classificações que se baseiam nesta característica.
Uma outra classificação toma em conta o tamanho dos cristais, em relação a esta característica os cristais podem ser: Micros, Miniaturas, Médios, Grandes e Gigantes.
Irei abordar as cores dos cristais numa próxima mensagem. Por agora é tempo de preparar a mensagem de Curiosidades de Arte em vidro desta semana.
Até breve.

Referência: Joaquim B. Sampaio, 2004. O Poder dos Cristais e das Pedras Preciosas (2ª ed.). Portimão, Portugal: Editora Contramargem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mizé,
adorei, em especial, a sua seção de cristais. Acho um assunto encantador e estou visitando os sites indicados por você. Claro que sou completamente leiga neste assunto, apenas admiro. Mas posso dizer, que muitas vezes aprecio mais aa pedras na sua apresentação bruta, antes de lapidada. Vou pesquisar mais a respeito.

Bjs
Berenice

Serena Oracles disse...

Oi Berenice. Obrigado pela visita.
Também gosto muito de cristais e de vez em quando compro um novo para a minha mini-colecção. Também não sou expert neste assunto, mas quando me interessei comecei a pesquisar e comprei alguns livros.
Também gosto muito dos cristais em bruto, tal como surgem na natureza. Lapidados são bonitos para joalharia ao passo que as "Drusas" são mais para ter em casa. Drusa é o nome dado a um cristal em bruto com uma dimensão apreciável.
As moradas que recomendo têm um cariz mais informativo do que comercial pois acho que se aprende mais neste tipo de sites.
Bjs,
Mizé.