19.6.08

Os Cristais Naturais


Hoje trago-vos um artigo que escrevi recentemente acerca dos cristais naturais.

Os cristais, pedras e minerais encontram-se livremente na natureza. De acordo com Sampaio (2004) este tipo de materiais são compostos por elementos que estão na base de toda a matéria, pois fazem parte da constituição de todos os seres e de muitos dos componentes da natureza: água, plantas, animais, planetas, etc.
Os cristais formam-se espontaneamente, num processo que pode levar centenas ou milhares de anos e actualmente são utilizados com objectivos diferentes. Entre as aplicações actuais dos cristais, salientam-se a decoração e a joalheira.
Os cristais naturais também são utilizados como protecção(ou amuleto)e, mais recentemente, difundiu-se a chamada Cristaloterapia. A Cristaloterapia tem por base a ideia de que os cristais possuem propriedades curativas e utiliza-os com esse objectivo.
De acordo com o autor acima referido, os cristais possuem energia, qualidades misteriosas e propriedades curativas já conhecidas e usadas pelas civilizações mais antigas como os Egípcios, Aztecas e Incas, que também foram mencionados na bíblia, ver por exemplo o peitoral de Aarão ou a Ode fúnebre ao rei de Tiro.
Para quem se interessa por estas temáticas, o livro de Sampaio, dividido em pequenos capítulos temáticos, apresenta um resumo das informações necessárias à classificação, aquisição, limpeza, manutenção, propriedades e finalidades dos cristais.
Os cristais enquanto arte em vidro são um tema imenso, há muito por onde explorar, pois o nosso país é fabricante de cristal. Como também aprecio os cristais resolvi criar uma secção nova aqui no blog para as mensagens acerca deste tema.
Até breve.

Referência: Joaquim B. Sampaio, 2004. O Poder dos Cristais e das Pedras Preciosas (2ª ed.). Portimão, Portugal: Editora Contramargem.

Sem comentários: