25.6.08

Minerologia: A Ciência dos Minerais e Cristais


A Minerologia é uma das ciências da natureza que se ocupa do estudo e classificação dos minerais, uma area que também contribui para a Geologia.
Um mineral pode ser definido como qualquer corpo sólido e cristalino, formado naturalmente em ambientes geológicos devido à interacção de processos físico-quimicos.
A classificação e denominação dos minerais estabelece-se de acordo com a sua composição química e estrutura cristalina dos materiais que os constituem.

Se tiver interesse em aprofundar os conhecimentos acerca dos minerais e das cores dos cristais, encontrei alguns websites que possuem classificações e fotografias dos tipos de minerais e cristais. Apesar destes sites informativos serem em inglês, gostei bastante de os visitar pois contêm muita informação interessante.
Actualmente também existem lojas online, fórums e leilões onde se podem comprar cristais e minerais pois, nas últimas décadas, o comércio destes produtos difundiu-se bastante, havendo lojas da especialidade em vários locais de Portugal. Também se podem encontrar alguns cristais e minerais à venda em feiras, sobretudo aplicados na bijutaria.
Foi numa destas feiras que encontrei o livro de Joaquim Sampaio, e numa loja que só vende cristais, em Setúbal, comprei a obra de Karl Stark e Werner Meier. Referi-me a estes dois livros nas mensagens anteriores acerca dos cristais. A próxima mensagem será acerca dos websites informativos sobre minerais e cristais.

Referência:
Conceito de Minerologia: http://uminhobiogeo.wikispaces.com/minerais

Sem comentários: