23.6.08

As Cores dos Cristais


Na mensagem anterior sobre os Cristais referi que este tipo de "vidro muito puro" que se encontra espontaneamente na natureza pode ter diversas cores devido a inclusões.
As cores dos cristais e das pedras derivam de inclusões de outros materiais no longo processo da sua formação. Estas inclusões podem ser de outros minerais, como por exemplo o titânio, o manganês, ou o ferro (Sampaio, 2004).

As Cores dos Cristais na Cristaloterapia:

A Cristaloterapia baseia-se no pressuposto de que as pedras e os cristais processam energia de diversas formas, e de acordo com a sua cor. Assim, na Cristaloterapia a cor do cristal determina a sua aplicação a uma problemática específica. Por exemplo, acredita-se que as pedras pretas têm a capacidade de absorver energia e por isso são muito utilizadas em amuletos.
Tenho encontrado na literatura da especialidade várias correspondências possíveis, que diferem de autor para autor. No entanto, apesar das várias diferenças que encontrei penso que a obra de Karl Stark e Werner E. Meier, de 2002, intitulada "Prevenções e Cura com Pedras" apresenta um bom resumo da aplicação das diversas cores dos cristais na Cristaloterapia.

A Cor dos Cristais na Natureza:

Podem-se encontrar cristais e pedras preciosas ou semipreciosas de múltiplas cores e tonalidades, o que as torna muito atractivas e lhes confere grande beleza. Apesar de poderem ser encontradas cores tão diversas como o arco-irís, as principais cores presentes nos Cristais, além da incolor, são: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Púrpura (Sampaio, 2004). Irei continuar este tema na próxima mensagem.

Referência: Joaquim B. Sampaio, 2004. O Poder dos Cristais e das Pedras Preciosas (2ª ed.). Portimão, Portugal: Editora Contramargem.

Sem comentários: