17.7.08

Como Fazer Pinturas no Vidro e Falso Vitral: O Local de Trabalho

Olá a todos.
Daqui para a frente irei utilizar o termo Pinturas no Vidro para me referir a trabalhos de decoração do vidro (a frio) e ao "Falso Vitral".
O primeiro aspecto a considerar na realização de Pinturas no Vidro é o local onde irão ser desenvolvidos estes projectos de arte em vidro. Seja qual for o tipo de arte que se desenvolve, o local de trabalho é muitas vezes um pormenor essencial.
Na Pintura no Vidro é muito importante que o local de trabalho seja escolhido tendo em conta alguns factores, como o nível de arejamento e a luminusidade.
Seguidamente, irei listar o que considero serem os principais factores a considerar para a realização de Pinturas no Vidro e sugiro dicas para a resolução de alguns problemas que podem vir a ocorrer.

O Local de Trabalho

a) Para realizar Pinturas em Vidro pode utilizar uma mesa normal, construir ou comprar uma mesa com um tampo de vidro, especial para o efeito.

b) É importante que o local de trabalho seja bastante arejado devido ao odor exalado pelas tintas e diluentes. Muitos dos produtos disponíveis são tóxicos por isso é necessário ter algum cuidado.

Dica:
Trabalhos pequenos: Pode trabalhar perto de uma janela
Trabalhos grandes: Trabalhe com as janelas abertas; Use um ventilador/ventoinha.

c) É importante que o local de trabalho seja bem iluminado.

Dica:
Para além das luzes de tecto utilize um candeeiro na mesa e outro por baixo desta para conseguir detectar todas as falhas na pintura, principalmente se trabalhar à noite. Sugiro que utilize uma luz por baixo da mesa de trabalho pois não deve estar sempre a levantar o trabalho ou a incliná-lo.
Se adquirir, ou construir uma mesa especial para o efeito, lembre-se de verificar o tipo de iluminação que é incluído, pois com a prática irá verificar que este aspecto é muito importante.


d) Evite o pó no local de trabalho (algo bastante difícil de se conseguir) pois este é atraído pelas tintas causando defeitos na pintura que dificilmente poderão ser corrigidos.

Dica:
Assim que a tinta esteja um pouco seca e deixe de escorrer ponha o trabalho a secar na vertical e só depois na horizontal. Se fôr possível cubra o trabalho ou resguarde-o do pó. É preferível que seque numa marquise do que numa janela exterior. Se não tiver marquise use a sala onde trabalha.

O próximo tema que irei abordar é o tempo disponível para a realização de projectos de pintura no vidro.
Até breve.

2 comentários:

Anónimo disse...

BOA TARDE!!VALEU AS DICAS SEMPRE SAO DE GRANDES UTILIDADESGOSTEI MUITO,QUERO FASER UM RELOGIO DIFERENTE DO QUE COSTUMO VE EM FALSO VITRAL VC PODE ME AJUDAR???AGRADEÇO .BJUSSS ROSE PASSOS

gilfigueiredo disse...

agradeci que me informassem que tipo de tintas devo utilizar para pintar vitrais e onde posso aquirir.