6.9.08

Pinturas no Vidro: Os Pincéis

Olá. Em primeiro lugar quero desejar um bom fim-de-semana a todos.
Estou de volta com mais um post para a secção "Como Fazer Pinturas no Vidro". Desta vez, irei falar um pouco acerca dos pincéis que utilizo para pintar no vidro.
Os pinceis que utilizo são comuns, dos que se encontram nos supermercados, tal como podem ver na foto. Utilizo marcas baratas mas tenho algumas exigências na escolha do pincel:

~ Prefiro pincéis com menos fibras;

~ Prefiro os que aparentam ter as fibras mais unidas e bem cortadas;

~ Prefiro pincéis que têm cabos impermeáveis aos de madeira;



A grossura do pincel a utilizar nas pinturas em vidro vai depender das características próprias de cada projecto. Se a pintura no vidro que estiver a fazer tiver muitos pormenores, recantos e espaços pequenos para preencher, o indicado será utilizar pincéis mais finos, por exemplo, o nº 0, 1 ou 2.
Se o desenho da sua pintura em vidro tiver poucos detalhes e muitos espaços grandes, recomendo que utilize pincéis maiores, a partir do número 3. Os vernizes de vitral utilizados no "Falso Vitral" secam rápido. Se utilizar pincéis mais grossos a tinta poderá ser espalhada mais depressa, evitando o efeito de camadas que altera o resultado uniforme por vezes desejado numa superfície maior.
É obvio que as recomendações que aqui faço são apenas sugestões para quem está a iniciar este tipo de arte em vidro e não sabe que tipo de material comprar. Com a prática, cada pessoa irá descobrir a sua forma de trabalhar e as suas preferências.
Até breve.

Sem comentários: