19.2.10

Materiais Para Falso Vitral e Pinturas no Vidro







Para fazer Falso Vitral e Pinturas no Vidro, utilizo os seguintes materiais:

Falso Vitral:

~ Vidro liso ou martelado
~ Verniz para vidro, coloridos e incolor
~ Pasta de chumbo para contorno, preta ou cinza
~ Pincéis finos, nº: 1, 2 e 3
~ Diluente para vernizes (para limpar os pincéis)
~ 1 filtro de café ou papel
~ Papel para desenho

Pinturas no Vidro:

~ Todos os materiais acima mencionados
~ Por vezes, em vez de chumbo uso pasta de contorno
~ Tinta plástica

As fotos acima mostram uma montra de uma loja de Artes Decorativas em Setúbal. Uma loja desta especialidade vende um pouco de tudo, incluindo todos os materiais necessários para fazer Falso Vitral.
Para obter vidro, recomendo que compre numa vidreira pois poderá obter pedaços de vidro de vários tipos e espessuras, na medida desejada, e com arestas feitas. Os vidros cortados em casa, de forma manual com diamante, não ficam com arestas perfeitas.
Utilizo um filtro de café ou uma folha de papel para remover o excesso de pasta de chumbo que fica no bico da bisnaga. Assim, consigo fazer contornos mais perfeitos e controlar melhor a quantidade de chumbo que quero aplicar.
O papel onde faço o desenho que quero pintar no vidro pode ser de qualquer tipo, no entanto, prefiro o papel vegetal.
Quando faço Falso Vitral procuro me manter fiel ao seu registo original, isto é, só utilizo vernizes e chumbo.
Quando faço aquilo a que chamo Pinturas no Vidro utilizo também tinta plástica que produz um efeito opaco em vez das transparências que se obtém com os vernizes. A tinta plástica não é cara e é vendida em pequenos boiões de metal. Eu não misturo as diferentes tintas. Eu pinto algumas partes do desenho com vernizes e outras com tinta plástica. Esta alternância permite-me obter um efeito diferente do Falso Vitral.
O Falso Vitral é uma pintura no vidro feita a frio, não é utilizado qualquer tipo de cozedura. Assim, depois de terminar o trabalho e verificar que está bem seco, aplico laca transparente em spray sobre todo o desenho. A laca protege e ajuda a conservar o trabalho por mais tempo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que belo é dividir! Obrigada pelas dicas. Vou dar aulas para um grupo e precisava confirmar alguns conceitos. Foi ótimo! Fique com Deus.

Anónimo disse...

onde eu posso comprar as varinhas de chumbo