18.2.10

Questões dos Leitores do Arte em Vidro

Olá a todos.
Tal como referi, nas próximas mensagens irei reponder às diversas questões que os leitores do Arte em Vidro têm colocado.
Começo por responder à Nataly, uma leitora Brasileira:
De uma forma geral, aqui em Portugal, as lojas de Artes Decorativas que vendem vernizes para pinturas no vidro também vendem as bisnagas de pasta de contorno e o chumbo.
A pasta de contorno que tenho utilizado não é líquida. Apesar de a pasta de contorno ser menos espessa que o chumbo, ela permite efectuar um contorno semelhante ao chumbo.
Se a pasta de contorno for demasiado líquida não conseguirá fazer os contornos do desenho de forma adequada, pois a pasta irá se espalhar no vidro e não é isso que se pretende. O contorno é feito com o objectivo de delinear o desenho e de ser preenchido pelo verniz. Se o contorno não tiver a espessura adequada, não se obterá o efeito "Falso Vitral" e o verniz acabará por se espalhar para além do contorno. Podemos dizer que o contorno deverá funcionar como uma barreira ao verniz, daí a importância de se efectuar bem as junções no contorno. Junções bem feitas não deixam o verniz escapar para fora do sítio desejado.
Assim, sugiro que procure encontrar as bisnagas de chumbo noutra loja de Artes Decorativas ou através de lojas na Internet. Na minha opinião, o chumbo é mesmo o melhor material para efectuar os contornos de um Falso Vitral.
Até breve :)

Sem comentários: