16.3.10

Pinturas Sobre o Vidro com a Técnica Falso Vitral - Pasta de Chumbo e Pasta de Contorno





Para fazer o contorno dos desenhos com a técnica de Falso Vitral, existem à venda nas lojas de Artes Decorativas bisnagas de pasta de chumbo (primeira fotografia) ou bisnagas de pasta de contorno (na segunda foto).
Ambas as pastas podem ser utilizadas para o contorno ou certos detalhes.  
A pasta de chumbo na primeira fotografia é da marca "Decor-fin": Royal Talents, uma marca Holandesa cujo website é: www.talens.com 
Esta é a pasta de contorno que tenho utilizado nos meus últimos trabalhos. É vendido em bisnagas de 20 ml que podem custar cerca de 2 Euros cada. Existem à venda outras marcas também de boa qualidade.
A pasta de contorno mostrada na fotografia é da marca "Pébéo", uma marca Chinesa cujo website é: www.pebeo.com
Nas lojas de Artes decorativas, já encontrei à venda chumbo de diferentes cores: Preto, cinzento claro, cinzento escuro, azul escuro, dourado e prateado.
As pasta de contorno do segundo exemplo são menos resistentes mas são fabricadas num leque de cores mais diversificado. Já encontrei pasta de contorno deste tipo em verde, laranja, rosa, lilás, azul, amarela, branca, etc. A pasta de contorno da foto é uma bisnaga de 30 ml e custou cerca de 3 Euros. Esta pasta de contorno é preta mas tem efeitos brilhantes aos quais chamam "Glitter".
A pasta de chumbo pode ser utilizada em diferentes suportes: Vidro, acrílico, espelho, plástico e papel. A pasta de contorno é mais versátil e pode ser aplicada em todos os tipos de suporte, incluindo o tecido.
Estes dois materiais para contorno no vidro são ligeiramente diferentes. Na minha experiência com estes dois tipos de contorno posso referir que, para além da diferença de cores, a pasta de contorno é mais fluída que a de chumbo e menos resistente. 
Para realizar projectos de pintura sobre vidro com a técnica Falso Vitral prefiro utilizar a pasta de chumbo porque é mais consistente (espessa) e resistente. As bisnagas de pasta de chumbo possuem um bico aplicador que, se desejado, pode ser removido ou cortado à medida que desejamos. No outro tipo de pasta de contornoo da marca mencionada o bico aplicador é fixo.
Assim, são estas as duas opções que conheço melhor e que já usei, mas a utilização de uma ou outra depende do projecto e efeito desejado.

1 comentário:

Vidro Temperado disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.