28.6.10

Questões dos Leitores do Arte em Vidro: Vernizes Resistentes a Lavagens

Olá a todos.
Depois de um pequeno hiato, estou de volta para responder aos comentários e perguntas dos leitores do blogue. Uma leitora perguntou onde poderia encontrar verniz resistente a lavagens à máquina.
Esta questão está relacionada com as Técnicas de Falso Vitral e com o tipo de materiais a utilizar. Aqui fica a minha resposta:

1. Os trabalhos em Falso Vitral podem ser realizados a Quente ou a Frio. Isto quer dizer que a Quente a peça de vidro é pintada e depois submetida a uma cozedura em forno, e a Frio não. Assim, as tintas ou vernizes de vitral diferem consoante a técnica a utilizar.

2. Quando as peças em Falso Vitral são realizadas a frio, a pintura sobre o vidro é efectuada com verniz para vitral comum e as peças não são submetidas a cozedura em forno.
Geralmente, o que se costuma fazer é cobrir a peça com um acabamento de laca ou verniz transparente para fixar a pintura no vidro e a proteger de forma a que a mesma se conserve durante mais tempo.
O Falso Vitral pintado a frio é mais volátil que a quente e as peças não podem ser submetidas a lavagens com água. Com o tempo e a exposição solar, a tinta também perde a cor.

3. Para realizar peças de vidro com decoração em Falso Vitral a Quente, é necessário utilizar tintas de vitral específicas para esse fim. Estas tintas de vitral também são vernizes só que diferem dos utilizados a frio porque são apropriados para cozedura em forno (150ºC).
Só depois de submeter a pintura da peça de vidro a uma cozedura em forno, é que poderá lavar as peças na máquina de lavar.
Para encontrar este tipo de tintas e instruções de utilização, poderá visitar esta loja de materiais para Artes Decorativas online. Também poderá tentar ver se encontra esta marca de tintas para vitral numa loja da sua cidade, talvez possa encontrar preços mais em conta.
Nota: Clique sobre a imagem da tinta para aceder à página de instruções de utilização.

Até breve :)

Sem comentários: