20.7.10

Falso Vitral - Materiais: Os Pincéis

Olá a todos.
Recentemente, uma leitora do blogue Arte em Vidro, colocou uma questão acerca dos pincéis adequados para pintar em vidro. Este é um tema que ainda não tinha falado no blogue, por isso hoje achei que era oportuno fazê-lo, respondendo também à leitora que colocou a questão.
Na minha opinião, o tipo de pincel mais adequado para fazer Falso Vitral é o macio e aquele que perde menos pelos. Os pelos que o pincel perde, ficam logo colados ao verniz e nem sempre é fácil removê-los sem estragar a pintura que se estava a fazer.
Se utilizar uma quantidade maior de verniz para preencher os espaços no desenho, conseguirá remover o pelo do pincel com mais facilidade, por exemplo, com a ajuda de um objecto bicudo: a ponta de uma faca ou de um x-ato. Se estiver a pintar livremente sobre o vidro será um pouco mais difícil remover o pelo do pincel sem afectar a pintura.
A espessura do pincel a utilizar dependerá do tamanho do projecto em vidro que irá desenvolver. Para pequenos detalhes e preenchimento de espaços pequenos utilizo um pincel nº1, 2 ou 3. Se o projecto for de maiores dimensões, ou para pintar sobre o vidro livremente, utilizo pincéis mais espessos: nº4, 5 ou superior.
Há muitas marcas de pincéis à venda. Para mim, a marca não interessa tanto desde que o pincel tenha qualidade. Costumo comprar conjuntos de pincéis de várias espessuras. Nos conjuntos de pincéis o preço por unidade é menor e como utilizo vários tamanhos esta opção parece-me ser a mais acertada para o tipo de pintura em vidro que faço.

Até breve :)

Sem comentários: