31.1.13

Tintas Para Pintar no Vidro - Verniz Vitral


Olá a todos,
Continuo a receber questões dos visitantes do blogue acerca dos materiais para Pintar em Vidro, principalmente sobre as tintas e sua aplicação. Assim, hoje, volto a postar um artigo revisto sobre os Vernizes Vitral e relembro que poderão encontrar mais informação sobre este tema na secção do blogue: "Como Fazer Pinturas no Vidro e Falso Vitral".


Existem diversas marcas de Verniz Vitral à venda nas lojas de Artes Decorativas. As imagens acima mostram algumas dessas marcas: Acrilex, Pébeo e Gato Preto. 
Os vernizes vitral são vendidos nas lojas de materiais para Artes Decorativas e encontram-se com mais frequência em frascos pequenos pois secam rapidamente.
As cores são transparentes, brilhantes, o verniz espalha-se com facilidade e é auto-nivelante. 
As cores dos vernizes vitral são, dentro de uma mesma marca, miscíveis entre si. Para obter várias tonalidades de uma mesma cor misture-a com verniz incolor. Algumas marcas disponibilizam a base madre pérola que é um acabamento pérolado na cor branca e que pode ser misturado ao verniz vitral de qualquer côr.
Exemplo de uma paleta de cores de uma das marcas de verniz vitral:




Os vernizes vitral devem ser aplicados com o vidro na posição horizontal, com um pincel de pelos suaves e curtos ou redondos, espalhando ou gotejando sobre as peças de vidro limpas e desengorduradas. O tamanho do pincel a utilizar depende do desenho. Para preencher desenhos muito pequenos eu uso o pincel número 1 ou 2.  Camadas de verniz finas levam cerca de 24 horas a secar. 

O verniz vitral também pode ser utilizado como verniz de acabamento e noutras técnicas de Artes Decorativas. É mais indicado para vidro, porcelana ou faiança mas também pode ser aplicado em pinturas noutros materiais, como por exemplo: Metal, Madeira, Papelão, Gesso, Papel Vegetal, Acetato, Acrílico ou Espelho. 

O verniz vitral destina-se a fins decorativos, não é resistente a lavagens agressivas com produtos químicos e tem tendência a detiorar-se com longas exposições ao tempo. 
Para aplicação da técnica de Falso Vitral, para além do verniz vitral, vai precisar de Pasta de Relevo específica para Vidro à venda nas lojas da especialidade em bisnagas e também irá precisar de Solvente para limpar os pincéis. 

Boas Pinturas! :)

Sem comentários: