17.9.07

A Lenda das Origens do Vidro

Os povos que são considerados os inventores do vidro são os egípcios e os fenícios. Segundo a Enciclopédia Trópico: “Os fenícios contam que ao voltarem à pátria, do Egito, pararam às margens do Rio Belus, e pousaram sacos que traziam às costas, que estavam cheios de natrão (carbonato de sódio natural, que eles usavam para tingir lã). Acenderam o fogo com lenha, e usaram os pedaços mais grossos de natrão para neles apoiar os vasos onde deviam cozer os animais que tinham caçado. Comeram e deitaram-se, adormeceram e deixaram o fogo aceso. Quando acordaram, em lugar das pedras de natrão encontraram blocos brilhantes e transparentes que pareciam enormes pedras preciosas. Um deles, o sábio Zelu, o chefe, percebeu que sob os blocos de natrão, a areia também desaparecera. Os fogos foram reacesos, e durante a tarde, uma esteira de liquido rubro e fumegante escorreu das cinzas. Antes que a areia incandescente se solidificasse, Zelu plasmou, com uma faca aquele líquido e com ele formou uma empola tão maravilhosa que arrancou gritos de espanto dos mercadores fenícios. Tinham descoberto o vidro.”
Esta versão é uma lenda, no entanto, outras fontes mais credíveis relatam que o vidro surgiu pelo menos há 4.000 anos A.C.. Julga-se entretanto que os egípcios começaram a soprar o vidro em 1.400 A. C., dedicando-se, acima de tudo, à produção de pequenos objetos artísticos e decorativos que muitas vezes eram confundidos com pedras preciosas. Uma outra curiosidade acerca do vidro: Leva 4000 anos a decompor-se e cada 100 kg de vidro leva 1300 kg de areia.

Fonte: Wilkpedia

1 comentário:

Anónimo disse...

oi gosto do teu blog ^^
podes dizer-me onde é que posso encontrar indústrias de vidro que façam o fabrico do vidro e ainda utilizem a técnica do sopro em portugal?